NORMAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS – CONGRESSO ABRAVES 2019

  1. INFORMAÇÕES GERAIS
  2. - Os trabalhos deverão conter informações originais nas diversas áreas de estudo da suinocultura, não tendo sido publicados em outros congressos e eventos.
    - Não serão aceitas revisões de literatura ou monografias. Casos clínicos (relato de caso) serão aceitos, desde que tenham tema relevante para suinocultura. No caso de relato de caso, esta informação deverá constar no título do trabalho.
    - O autor, ao inscrever o trabalho, autoriza a ABRAVES a publicar o resumo nos anais do Congresso.
    - Em caso de utilização ou teste de produtos, citar apenas o princípio ativo utilizado, não sendo incluído o nome comercial de produtos.
    - Cada autor poderá submeter até dois resumos para o evento.
    - Os resumos podem ser submetidos em espanhol, inglês ou português.
    - O período de submissão de resumos é a partir do dia 18 de março até 17 de maio de 2019, sendo este prazo não prorrogável.
    - Os trabalhos devem ser enviados para o email trabalhos@abraves2019.com.br.
    - Após a resposta quanto à aprovação do trabalho, este será apresentado em forma de pôster, conforme constará no cronograma a ser divulgado.



  3. FORMATAÇÃO
  4. - Os trabalhos deverão ser digitados no Microsoft Word, formato A4, fonte Arial, tamanho 12 pt, margens 2,5 cm, justificado e espaçamento entre linhas 1,5.
    - O título deverá ser em português (inicial maiúscula, negrito, Arial, 14pt, centralizado) e logo abaixo em inglês (inicial maiúscula, itálico, Arial, 12 pt, centralizado).
    - Abaixo do título deverá constar o nome, e-mail e vínculo institucional de cada autor.
    - Abaixo da afiliação, deverão constar as palavras-chave e a área do trabalho, que se enquadrará em: sanidade; nutrição animal; práticas de manejo e bem-estar animal ou; saúde pública.
    - O resumo deverá ser constituído de, no máximo, duas páginas.



  5. CORPO DO TEXTO
  6. - TÍTULO: Deve ser objetivo e conciso. Evitar construções como "Efeito de", "Contribuição ao", "Influência de". - INTRODUÇÃO: descrição concisa do estado da arte em relação ao tema pesquisado utilizando referências pertinentes. Ao final da Introdução, deverão constar os objetivos do estudo.
    - MATERIAL E MÉTODOS: deverão ser incluídas, de forma resumida e objetiva, informações que possibilitem outros pesquisadores repetirem o estudo. Referenciar as técnicas padronizadas, os procedimentos metodológicos e os materiais utilizados. Ao final, deverá constar o método estatístico utilizado para se chegar aos resultados.
    - RESULTADOS E DISCUSSÃO: devem oferecer uma descrição sintética das novas descobertas. Neste item serão inseridas as tabelas, gráficos e similares, conjuntamente com interpretações e comparações. Deverá relacionar os resultados com informações prévias. As citações no corpo do texto deverão seguir os seguintes exemplos: Jordan (1985), Magalhães e Blum (1999) ou Bala et al. (2011). Usar et al. quando tiver mais de três autores na citação.
    -TABELAS E FIGURAS: deverão ser autoexplicativas e constar junto com os resultados. Não deverão ser utilizadas linhas verticais na tabela.
    - CONCLUSÕES: síntese conclusiva, embasada principalmente nos resultados obtidos. Deverá responder aos objetivos propostos.
    - REFERÊNCIAS: letra Arial 8, conforme consta no modelo.



  7. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
  8. Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica da ABRAVES, seguindo os seguintes critérios:
    - Serão avaliados os trabalhos que cumprirem as “Normas para Trabalhos Científicos”, apresentada anteriormente.
    - Os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios de rigor científico, adequação metodológica e coerência entre objetivos e conclusões.
    - Trabalhos subdivididos, isto é, que nitidamente apresentem continuidade em dois resumos serão reprovados.
    - Os trabalhos serão aceitos ou reprovados, não havendo possibilidade de correção.
    - A Comissão Científica da ABRAVES é soberana nas suas decisões.
    - Os melhores trabalhos de cada área serão selecionados para apresentação oral.



  9. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO EVENTO
  10. 5.1 Pôster
    - Todos os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, mesmo que este tenha sido selecionado para a apresentação oral.
    - Dimensões: O pôster será em formato impresso no tamanho de 90 x 120 cm.
    - Organizar as unidades do pôster de forma lógica, ordenadas do alto a baixo ou da esquerda para a direita, de modo que as ideias centrais sejam facilmente compreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, tabelas e gráficos.
    5.2 Apresentação oral
    - A critério da comissão científica, poderão ser selecionados alguns trabalhos para apresentação oral. Ao receber o aceite para a apresentação do pôster, o autor será informado se foi selecionado para uma apresentação oral.
    - A apresentação oral terá duração de, no máximo, 10 minutos, acrescido de 5 minutos para discussão e questionamentos.
    - A apresentação poderá ser realizada com apoio de uma apresentação no modelo power point, sendo disponibilizado um arquivo template no modelo da ABRAVES (o template não deverá ser alterado para a realização da apresentação).
    - O uso de logotipo de empresas ou nome comercial de produtos não deverá ser empregado ao longo da apresentação oral.



  11. PARECER SOBRE OS RESUMOS
  12. O parecer para os resumos aprovados será divulgado até o dia 15/07/2019.


Baixar Normas Trabalhos

Baixar Resumo Modelo

Suporte WhatsApp